AçõesNoticias GeraisNoticias SindsulVilhenaVilhena

Proposta da Câmara de Vereadores evita greve de profissionais da Saúde em Vilhena

Valor de R$ 1.000,00 será incorporado ao Auxílio Alimentação.

Servidores públicos que fazem parte da “Classe D” do Estatuto dos Servidores Municipais de Vilhena, grupo esse que ficou de fora do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde aprovado no ano passado, aceitou a proposta trazida pela presidência da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, em Assembleia realizada pelo Sindsul – Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia.

A “Classe D” é composta por Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Bioquímico, Biomédico, Cirurgião Dentista, Assistente Social, Educador Físico, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

A proposta feita em acordo com a Procuradoria do Município e trazida pela Câmara foi a seguinte;
Destinar R$ 2.000.000 (dois milhões de reais) para o Poder Executivo e que esse dinheiro seja revertido no pagamento de oito (8) parcelas de R$ 1.000,00 (mil reais) aos servidores da Classe. O valor será incorporado ao Auxílio Alimentação.

A sugestão da Casa de Leis vilhenense surgiu porque a alegação por parte da Administração Municipal é de que o índice de Folha de pagamento (52,49%) não permite “mais gastos com pessoal”.

A proposta foi aceita com a ressalva, por parte dos servidores e do Sindicato, de que, após a apresentação das contas do município ao final do primeiro quadrimestre (final de abril) será feito nova apuração sobre a possibilidade da contemplação da Categoria no PCCR. Caso não seja, ao final do pagamento das parcelas, que culminará com a apresentação do segundo quadrimestre, não caberá mais negociações entre as partes.

O presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos, garantiu que a diretoria “incomodará” os responsáveis pelo índice durante os próximos meses. “Entendemos a situação sobre o índice e temos acompanhado sobre o andamento nas tentativas de baixa-lo. Com a aceitação dos servidores nós iremos incomodar muito mais para que esse índice realmente atinja os níveis desejado para que os servidores tenham seus direitos reconhecidos em seu salário base”, declarou.

Estiveram presentes na Assembleia o Secretário de Administração, Bruno Stedile e os vereadores, Samir Ali, Wilson Tabalipa, Vivian Repessold, Clérida Alves, Nica e Damasceno.

Samir Ali, presidente da Câmara de Vereadores, disse que esse é um esforço por parte dos Edis para que a classe seja reconhecida. “Em conversas com a diretoria do Sindicato fica claro que essa Classe necessita para já o reconhecimento. Fico feliz que a Câmara pôde ajudar nesse momento. Porém, é preciso que ao final do primeiro ou segundo quadrimestre essa situação seja resolvida em definitivo, se passar disso será incompetência por parte da Administração”, falou Samir.

Os servidores votaram pela aceitação da proposta e a rejeição pela greve.

Vale lembrar que o início do pagamento das parcelas terá início já neste mês.

Texto e fotos: Assessoria