Presidência do Sindsul recebe visita de representantes do Cerest e parceria em prol dos trabalhadores é firmada
Representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest) visitaram na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, a sede do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul) e firmaram parceria em defesa do trabalhador.
Estiveram na reunião, o presidente e vice do Sindicato, Wanderley Ricardo Campos e Sônia de Fátima Batista, assim como a enfermeira Luzia, a fisioterapeuta Luciana e o médico vilhenense Marcos. A pauta da reunião entre as lideranças foi a de que é preciso estreitar os laços entre o Cerest, Sindsul e Secretaria de Saúde do município. Para isso, as duas frentes buscam apoio do secretariado para dar continuidade ao atendimento especializado nas ações de saúde do trabalhador.
Vilhena é um dos três municípios do estado que possuí sede do Cerest. Além da cidade portal da Amazônia, apenas Cacoal e a capital, Porto Velho se beneficiam dos serviços oferecidos.
O que é o Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest), tem atuação voltada para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores do Cone Sul, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho.
o Cerest é uma unidade especializada nas ações de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações em Saúde do Trabalhador, contam com a parceria de outros órgãos como, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Emater, MPT e outras instituições que irão compor a rede, garantindo a saúde dos trabalhadores.
Ações do Cerest em Vilhena
as ações desenvolvidas pelo Cerest são: atendimento individualizado aos trabalhadores, através da equipe multiprofissional; promoção de cursos de capacitação e elaboração de material educativo; trabalhos que devem estar articulados aos demais serviços da rede SUS, orientando-os e fornecendo retaguarda às suas práticas, de forma que os agravos a saúde relacionados ao trabalho possam ser atendidos em todos os níveis de atenção, de forma integral.
Texto e foto: Assessoria