Sindsul convoca Assembleia para apresentar prestação de contas e aprovação de alterações no Estatuto

Através de sua diretoria, o Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), convoca todos os filiados, quites com a Associação, para comparecem à Assembleia Ordinária marcada para o próximo dia 15 de agosto. Na ocasião serão discutidos três pontos cruciais: 1- Prestação de contas dos seguintes meses; Janeiro\fevereiro\março\abril\maio\junho e julho de 2017. 2- Discussão e aprovação do aumento do percentual de contribuição mensal do Sindsul. 3 – Aprovação da alteração do Estatuto do Sindsul. Como de praxe, a primeira convocação para início da reunião ocorrerá às 15h30 e será deliberada com a presença de 10% dos filiados quites, assim como rege o Estatuto. Caso não haja quórum, um intervalo de 30 minutos será observado e assim, as decisões serão tomadas pelos sócios presentes. Para a alteração do Estatuto deverão estar presentes no mínimo 5% dos filiados, conforme Artigo 63 do Estatuto. O Sindsul fica localizado na Rua Deofé Antônio Geremias, 359, Jardim América. A Assembleia está marcada para às 15h30, da próxima terça-feira, 15 de agosto.  Assessoria Sindsul

Idosa que aguarda por cirurgia no HR de Vilhena consegue contato com familiares após 30 anos

Paulina Gomes dos Santos, uma piauiense de 84 anos, moradora da cidade de Corumbiara e que aguarda cirurgia no Hospital Regional de Vilhena há cerca de 34 dias, irá reencontrar a família depois de mais de 30 anos. A história A idosa, que apesar de ter nascido do estado do Piauí, se casou e morou durante boa parte da vida em Minas Gerais. Lá ela gerou 10 filhos, tendo perdido um de seus rebentos. Conforme os outros 9 filhos de Paulina iam crescendo, iam também deixando a casa de sua matriarca e se mudavam da pequena cidade mineira. No ano de 1983, já sem nenhum filho em seus domínios, Paulina decidiu juntamente com seu marido vir para o estado de Rondônia. O casal desembarcou na cidade de Colorado do Oeste e lá fez morada. Algum tempo depois, o marido de Paulina faleceu e ela se viu sozinha e sem nenhum contato com os filhos. Ao se mudar para o município de Corumbiara, a guerreira se casou novamente e foi morar em sítio com seu novo cônjuge. Há cerca de dois meses, Paulina que é evangélica, chegava à igreja que congrega e ao descer do veículo que lhe dera carona, “pisou em falso” e fraturou o fêmur. De imediato a idosa foi levada ao Hospital Municipal de Corumbiara e após alguns exames, foi conduzida para a cidade de Cerejeiras. Lá foi constatado, que, Paulina havia quebrado o osso mais longo do corpo (fêmur) e assim, ela foi trazida para o Hospital Regional de Vilhena. Apesar do caso triste, esse foi o caminho que fez com que a idosa voltasse a ter ligação com seus familiares. Na última semana, o presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos, compartilhou uma postagem que se referia à idosa, que procurava por seus filhos, em seu perfil em uma rede social e na tarde de ontem, terça-feira, 01, obteve resposta de uma das filhas de Paulina. Mediante isso, a filha ligou para o telefone deixado na postagem e após mais de 30 anos, pode conversar com a mãe. “Foi uma emoção gostosa poder falar com minha filha. Foi como se eu estivesse comendo um prato delicioso de comida”, declarou a animada senhora. No vídeo abaixo a senhora de 84 anos manda um abraço aos filhos e diz “Mando um abraço pra quebrar os ossos de meus filhos”. Os familiares estão em conversa para decidir quem irá vir para a Vilhena, convencer Paulina a se mudar para a cidade de São Paulo, onde mora a maioria dos filhos dela. A operação Paulina Gomes espera por uma vaga no Hospital de Cacoal, já que foi informada de que no HR de Vilhena, esse tipo de cirurgia não é feita. Em conversa com uma assistente social que acompanha o quadro da idosa, ela já está na fila para ser conduzida até Cacoal. Assessoria    

Sindsul recebe secretário de educação de Chupinguaia e Lei que altera Piso Salarial do Magistério Municipal deve ser aprovada após alterações

Visitou nesta terça-feira, 04 de julho, a sede do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), o secretário de educação do município de Chupinguaia, Carlos César Vieira. Além, do presidente da Câmara Municipal, Toninho Bertozzi, João Divino, assessor da prefeita Sheila Mosso (PV), o secretário de administração Jamil de Souza e o chefe de transporte escolar Alessando Bezerra. Na reunião com o presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos e vice, Sônia de Fátima Batista, o grupo definiu alterações no Projeto de Lei, de autoria do Executivo local, que aprova o piso salarial dos profissionais do magistério municipal. O Sindsul, que no mês de janeiro solicitou a aplicação da lei do piso esteve a par do documento e propôs três mudanças no PL original. Dentre os 12 artigos que compõe o Projeto, três foram apontadas como passiveis de mudanças pelo Sindicato. São elas: o Artigo 04, que extinguiria todas as gratificações e com a mudança eliminará apenas duas (1.712 e 984), Artigo 08 onde a diferença de valor do Piso Salarial entre os cargos vinculados ao termo de posse, que passará a ser de 03%. Essas duas alterações tiveram aprovação dos presentes. Já o artigo 03, que onde diz que não será concedido o benefício da alteração do Piso Salarial a profissionais readaptados em funções administrativas, também foi apontado como errante pelo Sindicato. Esse artigo não está de acordo com a sindicância que irá provar a ilegalidade de tal, sendo comprovada, o secretário de educação se comprometeu em retirar o artigo do projeto. Uma sessão extraordinária será marcada na Câmara Municipal de Chupinguaia para a aprovação do Projeto de Lei e será acompanhada pelo Sindsul. Assessoria

Conselho Estadual de Saúde não considera realização da 8º Conferência municipal de Saúde de Vilhena

Município será notificado e pode ter recursos públicos destinadas à saúde,  bloqueados O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) Raimundo Nonato, visitou na manhã desta terça-feira, 04 de julho, o Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), e falou sobre a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 28 e 29 de junho em Vilhena. De acordo com Raimundo, o Conselho Estadual de Saúde não reconhece a realização do evento, já que as diretrizes da convenção, não estão de acordo com as normas nacionais. O presidente estadual explicou que as conferências realizadas nos municípios, devem seguir os parâmetros designados pelo conselho nacional. Esse tipo de Conferência (nacional) acontece quadrienalmente e visto que, uma desse tipo, foi realizada no ano de 2015, logo, o município deveria seguir as normas adotadas.  “Vilhena deveria ter realizado uma conferência voltada para a saúde da mulher. Nós tivemos uma reunião com o secretário de saúde e ele sabia disso. Nós do conselho, iremos representar contra o município de Vilhena. (outros 3 municípios do estado também serão notificados). Raimundo, que estava acompanhado do secretário geral do CES, Ernildo Pascoal e da assessora Jurídica, Maria Cecília Filipina, informou ainda que, durante a tarde desta terça, o grupo irá fazer uma inspeção no Hospital Bom Jesus, já que foram acionados pelo Ministério Público para tal fim e na manhã desta quarta, 05, a diretoria estadual de saúde, se reunirá com o Conselho Municipal e com o secretário de saúde Marco Aurélio Vasques. Um dos pontos que serão discutidos nessa reunião, além da Conferência, será o não funcionamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Vilhena, já que, segundo Raimundo, o município recebe a verba, mas não executa. Toda a imprensa está convidada para participara da reunião na manhã desta quarta-feira, 05 de junho, na sede do Conselho Municipal de Saúde. Assessoria Sindsul

Diretoria do Sindsul participa da 8º Conferência Municipal de Saúde; presidente compôs mesa diretora

Com o tema; Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Vilhenense com eixo temático em Saúde da Mulher, teve início na noite de ontem a 8º Conferência Municipal de Saúde. As palestras e discussões sobre propostas prioritárias para subsidiar diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde do Município de Vilhena. O secretário de saúde Marco Aurélio Vasques, fez a cerimônia de abertura e logo após passou a palavra para a presidente interina do Conselho Municipal de Saúde, Rose do Prado, que leu o Regimento Interno e teve aprovação da plenária. A mesa de autoridades foi composta, por, além do secretário de saúde, a prefeita do município,  Rosani Donadon, representantes do Governo do Estado, vereadores e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), Wanderley Ricardo Campos. O membros do Sindicato, Sônia de Fátima Batista, vice-presidente, Laélcio Evangelista, técnico de segurança no trabalho e Fátima Araújo, assistente do Sindsul. Na primeira noite os palestrantes Williames Pimentel de Oliveira e Luiz Eduardo Maiorquim, discursaram sobre os temas; atenção hospitalar, urgência/emergencial e domiciliar – Organizar a assistência e integrar os papéis do Estado e municípios. A Conferência segue durante o dia de hoje, quinta-feira, 29 de junho, com várias atividades. Assessoria 

Em Assembleia, Sindsul aprova alterações no Estatuto e decide por não aderir à greve nacional

Foi realizada no início da noite de ontem, segunda-feira, 26 de junho, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), uma Assembleia Extraordinária onde foram discutidos três pontos cruciais; São eles: 1 – Alteração do Estatuto do Sindsul 2 – Paralisação nacional do dia 30\06; contra a Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista 3 – Plenária estadual da CUT/RO – 100 anos depois…a luta continua! Nem um direito a menos. As alterações em relação ao Estatuto, foram apresentadas pela diretoria ao plenário e aprovadas. Já a adesão à greve foi negada pela maioria presente. Em posse da palavra, o presidente do Sindicato, Wanderley Ricardo Campos, explanou sobre o congresso da CUT\RO, que acontecerá na cidade de Porto Velho, no próximo dia 16, onde a vice-presidente, Sônia de Fátima Batista e o presidente, foram eleitos para participarem. Wanderley falou também sobre algumas ações que estão em andamento e também sobre assuntos internos do Sindsul. Uma outra matéria será elaborada com todas as alterações feitas no Estatuto e apresentada aos filiados através deste noticioso. A reunião foi encerrada após a assinatura da ata. Assessoria  

Representantes do Sindsul junto ao Fundeb serão votados hoje em Assembleia; saiba mais

A presidente do Conselho Municipal do Fundo e Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Ivanilda Pinheiro de Godoy, convocou para esta segunda-feira, 24 de abril, uma assembleia do CACS/FUNDEB/VHA, onde será apresentado um breve relato sobre o conselho, atribuições, ações realizadas e eleição no novo colegiado. Destinada a alunos, pais de alunos e servidores em geral, a reunião contará também com a presença da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul). Wanderley Ricardo Campos, que é vice-presidente do conselho, irá entregar o mandato, já que a nova eleição ocorrerá. Os novos emissários do Sindsul, para cumprir o mandato do biênio 2017\2019, escolhidos na última assembleia do grupo, são; Edson Willian Braga, que foi escolhido como titular e Marly da Cunha Miranda a suplente. A assembleia ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), às 18h00, desta terça-feira, 24 de abril. Assessoria