Conselho Estadual de Saúde não considera realização da 8º Conferência municipal de Saúde de Vilhena

Município será notificado e pode ter recursos públicos destinadas à saúde,  bloqueados

O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) Raimundo Nonato, visitou na manhã desta terça-feira, 04 de julho, o Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), e falou sobre a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 28 e 29 de junho em Vilhena.

De acordo com Raimundo, o Conselho Estadual de Saúde não reconhece a realização do evento, já que as diretrizes da convenção, não estão de acordo com as normas nacionais. O presidente estadual explicou que as conferências realizadas nos municípios, devem seguir os parâmetros designados pelo conselho nacional. Esse tipo de Conferência (nacional) acontece quadrienalmente e visto que, uma desse tipo, foi realizada no ano de 2015, logo, o município deveria seguir as normas adotadas.  “Vilhena deveria ter realizado uma conferência voltada para a saúde da mulher. Nós tivemos uma reunião com o secretário de saúde e ele sabia disso. Nós do conselho, iremos representar contra o município de Vilhena. (outros 3 municípios do estado também serão notificados).

Raimundo, que estava acompanhado do secretário geral do CES, Ernildo Pascoal e da assessora Jurídica, Maria Cecília Filipina, informou ainda que, durante a tarde desta terça, o grupo irá fazer uma inspeção no Hospital Bom Jesus, já que foram acionados pelo Ministério Público para tal fim e na manhã desta quarta, 05, a diretoria estadual de saúde, se reunirá com o Conselho Municipal e com o secretário de saúde Marco Aurélio Vasques. Um dos pontos que serão discutidos nessa reunião, além da Conferência, será o não funcionamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Vilhena, já que, segundo Raimundo, o município recebe a verba, mas não executa.

Toda a imprensa está convidada para participara da reunião na manhã desta quarta-feira, 05 de junho, na sede do Conselho Municipal de Saúde.

Assessoria Sindsul