PCCS: Sindsul cobra última reunião do ano com prefeito

Textos estão prontos, porém, faltam as tabelas de progressão. A diretoria do Sindsul – Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia – aguarda há um bom tempo uma nova reunião com o prefeito vilhenense, Eduardo “Japonês”, porém tem sido difícil um novo encontro entre as partes. Já que desde 28 de setembro, data da última reunião em que o mandatário esteve presente, não conseguiu agendar um novo debate. De lá pra cá, alguns ofícios enviados pelo Sindicato ao gabinete do prefeito solicitando novas reuniões ficaram respostas. Administração municipal e liderança sindical discutem sobre a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores (PCC´S). O presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos, disse sentir a necessidade de uma última reunião, ainda em 2021, para que alguns pontos sejam acertados. “Veja bem, nós sabemos que o Plano não seria, ou não teria efeito em 2021 por causa da Lei 173. Mas, apesar dos textos estarem 100% resolvidos, nós do Sindicato, ainda não temos as tabelas de progressão em mãos. E gostaríamos de tê-las com tempo pra analisarmos e mostrarmos aos servidores. Enfim, passar transparência. Dessa forma, é necessária uma última reunião”, revelou o presidente. A expectativa é de que o Plano seja aprovado no início de fevereiro, o que até já foi publicado pela administração. (Lembrando que terá efeito retroativo a janeiro). “Porém, sem pelo menos mais uma reunião ainda esse ano, fica difícil. Essa é a questão mais séria na carreira dos servidores e precisa ser cuidada com mais atenção. Prefeito, marque uma reunião conosco e dê tranquilidade para o fim de ano do servidor ”, cobrou, Wanderley. MAIS INFORMAÇÕES EM 2022 Para 2022, o Sindsul prepara novos métodos de informação aos servidores. Uma das ideias é a criação do Boletim-Sindsul, que de forma quinzenal trará as novidades e movimentações do sindicato nos últimos quinze dias. Recente o telefone fixo do Sindicato, passou ao WhatsApp Business, onde é possível pelo número 3322-4696, conversar através do aplicativo de mensagens. Texto e foto: assessoria de imprensa

PCC´S: Em nova reunião Sindsul confirma ponto chave na aprovação

Sindicalistas ainda brigam por algumas melhorias. Dando sequência às tratativas da aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCC´S) dos servidores do município de Vilhena a diretoria do Sindsul se reuniu na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, com representantes da administração municipal, assim como o prefeito Eduardo “Japonês” e definiu detalhes do documento que entra em vigor em 2022. De antemão, o investimento será de aproximadamente R$ 9 milhões por ano e atingirá todos os 2 mil e 100 servidores efetivos. Isso por que, a progressão salarial (no base), que antes era de 3% e de 4 em 4 anos, passará a ser de 5% e de 2 em 2 anos, com a aprovação do Plano, prevista para acontecer ainda em 2021 e com efeito em 2022. O presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos, disse que nos próximos dias irá elucidar aos servidores os benefícios reais do que será aprovado. “O sindicato trará nos próximos dias os levantamentos que serão feitos. São vários cálculos, afinal, o Plano irá contemplar todos os servidores e melhorar substancialmente a progressão”, disse Campos. O presidente sindical fez questão de mostrar que o grupo ASD (Apoio de Serviços Diversos), aqueles que têm o salário mais defasado, são ponto chave na aprovação e briga pela inclusão da Gratificação Adicional por Escolaridade. (O grupo ATA – Apoio Técnico Administrativo – já possui esse benefício). No entanto, o sindicato ainda tem alguns outros pontos para discutir com a administração. “Nós ainda brigamos por algumas outras pautas. Iremos informando aos servidores tudo que for posto à mesa e discutido. Teremos uma nova reunião nos próximos dias e traremos mais detalhes sobre o que já foi acordado e o que há por vir. O bom é que agora temos a certeza de que o Plano será aprovado”, declarou Wanderley.

PREFEITO SE ESQUIVA DE REUNIÃO SOBRE O PCCS

Bom dia filiados. A diretoria do Sindsul gostaria de externar aos servidores que vem encontrando dificuldades em agendar uma reunião definitiva com o prefeito Eduardo Japonês, para tratarmos sobre a elaboração do PPA e também a retomada das ações referentes ao PPCS dos servidores públicos. Desde o dia 14 de abril oficializamos o pedido de uma nova reunião e não obtivemos resposta. (foto documento) “Em nenhum momento eles negaram que a reunião possa acontecer, só não agendam por mais que insistamos. E isso tem se arrastado. Queremos mostrar ao servidor que nesse último passo precisaremos da força deles”, disse o presidente, Wanderley Ricardo.  

Prefeito manda retirar Projetos de implantação dos PCC´S dos servidores da pauta da Câmara em Vilhena

Plano de Cargos e Carreira atingia 5 categorias e seria votado na próxima quinta-feira, 02 de abril. O prefeito municipal de Vilhena, Eduardo “Japonês”, mandou retirar da pauta de votação da Câmara de Vereadores os Projetos de Lei que aplicariam o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCC`S) dos servidores públicos do município. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 30 de março, em seu gabinete, quando convocou às presas uma reunião com a Comissão que analisou a implantação. A iniciativa tomada por Eduardo antes mesmo da reunião e que foi baseada na futura queda de arrecadação do município devido ao combate de prevenção ao  Coronavírus, foi sustentada e fortalecida depois que a procuradora, Márcia Helena, leu uma nota divulgada hoje pelo Tribunal de Contas, que proíbe qualquer gasto com aquilo que não seja tido como essencial. “O prefeito, ou qualquer outro governante que descumprir tal nota, pode ser responsabilizado, inclusive judicialmente”, alertou Helena. Estarrecido com a nova decisão do administrador, já que o mesmo grupo havia se reunido na última semana, quando o prefeito deu sinal verde e chegou a liberar para que os textos de aprovação fossem enviados à Câmara, o presidente do Sindsul (Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia), Wanderley Ricardo Campos, pediu um esforço para que fossem aprovados os Plano e lembrou a todos presentes que essa é uma luta de quase quatro anos da categoria e que dessa forma seria empurrada por mais, pelo menos um ano. “O Covid pegou todos de surpresa. Nós entendemos de uma forma muito humana a situação, porém, precisamos dizer que estamos grandemente decepcionados. Já que isso poderia ter sido resolvido de maneira mais célere”, lamentou o presidente. Em sua fala, Japonês disse que assume toda responsabilidade pela retirada dos Projetos de Lei que aplicaria (em partes) os Planos de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores. Ao todo, cinco categorias seriam beneficiadas com a aprovação marcada para a próxima quinta-feira, 02 de abril. “Nós realmente não sabemos o que vem pela frente. É um momento em que todos os nossos esforços serão para combater esse vírus. Para se ter uma ideia, nós temos apenas seis leitos de UTI em Vilhena, com mais 10 que são particulares para atender um Cone Sul inteiro. Outro ponto é esse dito pela procuradora de que não podemos aprovar nada nesse sentido. Até as obras estão cortadas em Vilhena”, alegou Japonês. E agora? Por se tratar de um ano eleitoral os prazos para que Projetos dessa natureza, envolvendo aumento salarial de servidores públicos no país, só podem ser votados até o dia 07 de abril. Essa conduta vedada aos agentes públicos foi estabelecida no inciso VIII do art. 73 da Lei nº 9.504/1997). A única “saída” para que o Plano dos servidores em Vilhena pudesse ser votado esse ano, é o de que as eleições municipais, pré-programada para o mês de outubro, sejam adiadas e mesmo assim, teria que haver um decreto presidencial, segundo a Procuradora. Após a reunião o presidente do Sindsul declarou que a notícia dada hoje pegou todos de surpresa. “É um momento complicadíssimo para nós, tanto pela saúde crítica em todo mundo, quanto pela dificuldade de tomarmos uma decisão. Nem ao menos podemos nos reunir”, lamentou Wanderley. Estiveram na reunião, o presidente da Câmara de vereadores, Ronildo Macedo, secretário de administração Welliton Ferreira, representante da Folha de Pagamento, Bruno Stedille, procuradora do município, Márcia Helena e representantes da Comissão que analisou a implantação do Plano. Texto e foto: Assessoria Sindsul

Em reunião com Sindsul prefeitura apresenta proposta para aprovação do PCC´S dos servidores públicos de Vilhena

Sindicato expôs contraproposta com outros cinco pontos. Em dez dias prefeito deve dar resposta. Estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 16 de julho, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), representantes da administração municipal, legislativo e membros da comissão de análise do Plano de Cargos e Carreira e Salários (PCC´S) dos funcionários públicos de Vilhena, onde retomaram as discussões finais para a aprovação da tão aguardada implantação. Em viagem à Brasília, o prefeito do município de Vilhena, Eduardo Toshiya Tsuru, o “Japonês”, não pôde comparecer à reunião, porém, efetuou ligação telefônica da capital durante a reunião. Como esperado, o Poder Executivo através do diretor administrativo da folha de pagamento do município, Bruno Cristiano Neves Stedile, apresentou as primeiras propostas. Num apanhado geral, o Plano de Cargos, Carreira e Salários seria aplicado em sua totalidade nos próximos 3 anos. “A ideia é atingir todos. Todas as classes serão tratadas da mesma forma pela prefeitura. Tudo que foi apresentado é direito e a intenção é implantar todos os pontos, porém, não tem como tudo ir de uma vez para a folha de pagamento. Por isso, os estudos apresentaram essa progressão de três anos dentro do próprio Plano”, disse Stedile. O presidente do Sindicato Wanderley Ricardo Campos, lembrou ao diretor sobre o início das negociações. “Estamos a dois anos brigando por isso e não vamos dar nenhum passo atrás. Essa reunião servirá de norte para que possamos chegar a implantação”, cobrou o sindicalista. Após análises que puderam ser feitas ao longo dos 8 meses de hiato nas negociações entre Sindicato e Poder Executivo, as proposições foram as seguintes; As propostas que vieram do Executivo: – 2020: igualar a progressão salarial de todos os servidores municipais a cada dois anos, juntamente com a correção salarial aplicada a cada ano. Todos avançariam em suas referências de forma igualitária. – 2021: Percentual de 3% na progressão salarial subiria para 4%. Correção nos valores das gratificações de escolaridade com percentual maior que o atual. -2022: Percentual que já seria de 4% subiria para 5%, mais correção salarial. A diretoria do Sindsul viu como positivas as propostas vindas do executivo, porém, quer outros 5 pontos já para o ano que vem, além das apresentadas. As propostas adicionais do Sindsul e representantes das comissões já para o ano de 2020: – Estender as gratificações de escolaridade para todas as classes. Exemplo (grupo de apoio; ASD). – Estender as gratificações de interiorização a todos. Exemplo (servidores da saúde que atuam em postos na área rural). – Auxílio transporte para todas classes. – Gratificação aos secretários escolares. – Verificação do valor dos auxílios; Transporte, Saúde e Alimentação. As cinco contrapropostas do Sindicato serão levadas ao prefeito municipal para análise. A resposta do executivo virá dentro de dez dias. Esse foi o prazo pedido pelos representantes que participaram da reunião nesta manhã. O Assessor Executivo de Japonês, Gilson Ferreira falou sobre a boa vontade do prefeito em aprovar o plano. “Tudo tem sido estudado minimamente para que o município não tenha um furo no futuro. Só quero lembrar que o prefeito tem se mostrado a favor da aprovação”, disse Gilson. Após a reunião, que deve acontecer no finalzinho da próxima semana, o Sindicato irá convocar uma Assembleia para esmiuçar e apresentar aos sindicalistas filiados como de fato se definiu a aceitação por parte do Sindsul em relação a reunião de hoje, e, também, sobre as contrapropostas por parte do executivo. Além do diretor financeiro, Bruno Stedile, do Assessor Executivo, Gilson Ferreira e de representantes das Comissões, estiveram presentes na reunião o vereador Samir Ali, Welliton Oliveira Ferreira, diretor administrativo de recursos humanos, a secretária de educação Vivian Repessold e o diretor administrativo da Semed, Willian Braga. Texto e foto: Assessoria Luh Coelho

VOTO DE CONFIANÇA: Em Assembleia com prefeito, servidores aceitam esperar para retomar negociações do Plano de Cargos e Carreiras no 2º semestre de 2019

Com a presença do prefeito do município de Vilhena, Eduardo “Japonês”, grande parte do secretariado e de seis dos vereadores, a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), realizou na noite de ontem, segunda-feira, 19 de novembro, uma Assembleia Específica Extraordinária, para tratar sobre a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores municipais de Vilhena. Com o auditório de reuniões lotado, o presidente da Entidade Classista, Wanderley Ricardo Campos, abriu a Assembleia e lembrou dos mais de dois anos em que a classe de funcionários públicos têm lutado para a aprovação do Plano. Ao oferecer a palavra ao corpo de autoridades administrativas “Japonês” se ofereceu para ser o primeiro a falar. Admitindo a necessidade da aprovação da reivindicação do Sindicato, mas explanando as dificuldades pela frente, o prefeito se mostrou disposto a fazer reajustes na arrecadação do município, algo que, segundo ele, já deveria ter sido feito há mais de 10 anos. “Nosso problema é o índice de folha. Sinto dizer isso, mas hoje, a prefeitura de Vilhena é um orgão ineficiente”, declarou o mandatário. Citando a cidade do estado vizinho Mato Grosso, Lucas do Rio Verde, Eduardo, que assumiu o cargo de prefeito há pouco mais de quatro meses, comparou as arrecadações. “Uma cidade com cerca de 40% a menos de habitantes, arrecada 3 vezes mais que Vilhena. Isso por que o que devia ter sido feito em Vilhena há tempos, é algo impopular. Porém chegou um momento em que não há mais como deixar para depois”, declarou. Seguidos do presidente da Câmara de Vereadores, o Edil Adilson de Oliveira, que se colocou à disposição dos funcionários públicos e cobrou união de alguns vereadores, já que cinco deles não compareceram à reunião. Os Edis presentes, fizeram uso da palavra e se solidarizaram com os servidores, porém, todos alegam a mesma barreira para a aprovação do Plano: a arrecadação pequena do município. Por fim, o presidente do Sindicato pediu ao prefeito que dissesse de forma direta, o que poderia ser feito em relação à aprovação para que os servidores votassem se aceitariam ou não a proposta. Vários filiados se manifestaram e em uso da palavra explanaram suas visões sobre o fato. Eduardo “Japonês” novamente se levantou e falou aos presentes. De acordo com o chefe do poder executivo municipal, no início do segundo semestre de 2019, “as coisas estarão ajeitadas na casa e é possível tomar essa decisão (aprovar o plano)”. A maioria dos servidores presentes se mostraram favorável à espera para as novas tratativas e deram o “voto de confiança” ao prefeito. Texto e foto: assessoria

Sindsul e prefeito se reúnem para tratar do PCR dos servidores; Assembleia será agendada entre filiados

A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul) se reuniu com mandatários de todas as secretarias do município, secretários governamentais, além do prefeito Eduardo “Japonês”. Em pauta, as reivindicações da autarquia sobre a aprovação do Plano de Cargos e Remuneração de todas as categorias.   O sindicato procurou a administração municipal e solicitou que o anseio dos servidores é que todos os benefícios deixados para trás em outras administrações fossem incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA), já que é de direito a reivindicação.   Por sua vez, o prefeito que vem ouvindo as propostas do sindicato, afirmou que o índice da Folha do município de Vilhena ainda é muito alto. A expectativa é a diminuição desse gasto e aí sim atender às reivindicações.   Porém, algumas das propostas apresentadas pelo Sindicato serão firmadas e passaram a valer já no primeiro dia de janeiro de 2019, conforme garantiu o prefeito.  Para isso, o presidente do Sindicato Wanderley Ricardo Campos irá convocar em breve Assembleias, divididas em categorias, para assim apresentar aos sindicalizados, tudo que foi discutido com as autoridades locais.        

Presidência do Sindsul visita prefeito de Colorado e cobra reivindicações não cumpridas; novas filiações foram obtidas

Na manhã desta quinta-feira, 04 de maio, o presidente e a vice do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul), foram até o município vizinho, Colorado do Oeste, onde se reuniram com o prefeito daquela localidade para tratarem de assuntos pertinentes às reinvindicações dos agregados, que foram aprovadas, porém, não estão sendo cumpridas pela administração local. Wanderley Ricardo Campo e Sônia de Fátima Batista, visitaram além do prefeito José Ribamar de Oliveira (PSB), escolas rurais do município, onde novas filiações ao Sindicato, foram efetuadas. Na pauta da reunião com o mandatário de Colorado do Oeste, estavam: A impetração do Vale-Transporte Aumento do valor do Auxílio Alimentação Auxílio saúde Insalubridade Piso salarial das classes Reajuste anual no valor de 6,58% O mandatário prometeu aos sindicalistas que dentro de 30 dias dará um parecer sobre as reivindicações. Assim, uma nova visita da diretoria do Sindsul está marcada para o início do próximo mês ao município vizinho. Assessoria