AçõesNoticias GeraisNoticias SindsulPimenteiras

Valéria Garcia, candidata a prefeita concede entrevista ao Sindsul

Bolsa Feira, gratificação e implantação do PCCR são um dos compromissos da candidata.

A diretoria do Sindsul – Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia – realizou mais uma série de entrevistas com candidatos a prefeito na última quinta-feira, 12.

Dessa vez, o município visitado foi o de Pimenteiras do Oeste, onde dois candidatos concorrem ao cargo.

A finalidade das reuniões é levar aos concorrentes as reivindicações sindicais e também, ouvir do candidato, quais são suas ideias em relação ao serviço e servidores públicos na sua possível gestão.

Os membros da diretoria que estiveram em Pimenteiras foram; o presidente, Everaldo Ribeiro, a primeira secretária, Gislaine Soares e o tesoureiro, Wanderley Ricardo.

As mesmas pautas foram apresentadas aos dois candidatos. Foram quatro itens levantados pelos sindicalistas.

Valéria Garcia, atual prefeita e que concorre novamente ao cargo, foi a segunda entrevistada do dia. Com ela, estavam o candidato a vice-prefeito, Rafael Souza, além do coordenador de campanha, Rodrigo Sordi.

Segue abaixo os itens discutidos e as respectivas respostas da candidata, Valéria;

1 – Revisão anual da inflação;
“É de direito dos servidores. Com certeza iremos continuar reajustando os salários dos servidores conforme a inflação anual, assim como temos feito. Isso tudo já está previsto na LOA (Lei Orçamentária Anual)”, declarou Valéria.

2 – Aplicação do Piso Nacional do Magistério;
“Graças a Deus desde o primeiro ano de mandato temos aplicado o reajuste. Esse é um direito adquirido pelos servidores do Magistério. No primeiro mês do ano já organizamos as finanças e aplicamos o reajuste. Inclusive somos um município que paga valores acima do Piso. Com certeza iremos continuar valorizando os servidores do Magistério”, afirmou.

3 – Plano de Cargos Carreira e Salários;
“Será aprovado com bastante carinho. Tudo tem sido muito bem estudado para que não haja nada muito honoroso e depois termos que rever. Pode parecer que está demorando, porém, é esse o processo. O Plano tem sido visto com muito carinho, dedicação e muito cálculo também”, assegurou, Valéria.

4 – Contabilização do período abrangido pela lei 173/20, que congelou a carreira dos servidores públicos (2020/2021);
“Não há porque não contabilizar. Mas vamos ver com o jurídico e ajustar essa questão, já que deve contar esse tempo de serviço para todas as classes”, finalizou.

Existe no Plano de Governo de Valéria a implantação do Bolsa Feira, destinado ao servidor público. Segundo ela, o valor ainda será analisado e deverá ser usado exclusivamente nas feiras do município, fomentando o comércio local.

Uma gratificação para professores de séries iniciais (1º e 2º ano) também deve ser implantada, segundo o Plano de Governo de Valéria. “Não vamos falar sobre valores, mas alguns quesitos serão analisados entre os docentes”.

Com essa entrevista, o Sindsul finalizou sua agenda de reuniões com os candidatos às prefeituras de Vilhena, Chupinguaia e Pimenteiras.