Sindsul apresenta lista com servidores “duplo vínculo” e plantões devem voltar ao normal para filiados
Faltas poderão ser abatidas com banco de horas.
Na manhã de ontem, segunda-feira, 06 de março, a diretoria do Sindsul – Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia – participou de uma reunião no gabinete do prefeito Flori Cordeiro, para tratar sobre a situação de servidores que possuem dupla jornada de trabalho, plantões e troca de plantões.
Os sindicalistas apresentaram uma lista contendo pouco mais de 90 nomes de servidores filiados que atualmente têm dois vínculos trabalhista.
No encontro estavam além do administrador municipal, uma representante da secretaria municipal de saúde, duas servidoras da Saúde e uma grande leva de vereadores.
Ficou acordado entre as partes que a lista com os nomes será analisada e terá três critérios para que os plantões de 12hx36h sejam alterados, voltando a 24hx72. São eles;
*Maior tempo de serviço.
*Distância percorrida.
*Servidores que têm redução de carga horária.
Vale lembrar que os critérios só se aplicarão caso não haja possibilidade de encaixar todos.
O presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo, fez questão de solicitar a participação do Sindicato na análise da lista e pediu celeridade nos estudos, já que a medida foi tomada sem conhecimento da Entidade.
Faltas
Em relação as faltas dos servidores aos plantões, algo que já aconteceu, visto que não tiveram tempo de se organizar, o prefeito garantiu em fala e lavrado em ata, que esses não responderão Processo Disciplinar, porém, não há como aboná-las, visto que é ilegal.
Todavia, irá negociá-las posteriormente, possivelmente com a criação de banco de horas para esses trabalhadores.
Desde já o Sindsul informa que na próxima sexta-feira, às 17h00, haverá uma Assembleia para esmiuçarmos sobre o assunto.
Texto e foto: assessoria.