“Fiquem de olho e mantenham o sindicato informado”; Sindsul reúne profissionais da saúde
Diretor da Santa Casa e secretário de Saúde participaram do encontro.
A diretoria do Sindsul – Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia – reuniu na manhã desta segunda-feira, 06 de fevereiro, mais de 200 funcionários públicos ligados à Saúde do município de Vilhena, assim como o secretário da pasta, Richael Menezes, a assessora técnica da empresa Santa Casa, Letícia Beloto e o diretor da empresa Anis Ghattás.
O encontro se fez necessário já que dúvidas foram geradas entre os servidores após a contratação da Santa Casa para gerir a Saúde do município, principalmente sobre a expansão de carga horária dos funcionários.
O presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos, fez questão de dizer aos presentes que “não há a menor possibilidade de servidores públicos sejam geridos por outra entidade a não ser o poder público do município.” Em sua fala, o diretor da Santa Casa, Anis Ghattis, confirmou, já que não há amparo legal para o ato.
Servidores da Atenção Básica do município, questionaram o Secretário de Saúde, Richael, sobre o Relatório amplamente divulgado pela pasta, que ‘menosprezou e apontou serviço de má qualidade’. Desconcertado, o administrador alegou que o relatório apontava ‘falhas prediais e não teve a intenção de depreciar os funcionários’.
Vale lembrar que um novo relatório, esse elaborado pelos funcionários da Santa Casa, será apresentado em poucos dias.
Por fim, o Secretário de Saúde disse que serão respeitados os direitos e conquistas da classe e que a empresa contratada não tem autonomia sobre os servidores estatutários. As cargas horárias e escalas serão respeitadas.
Em tempo, Wanderley pediu aos servidores para ‘ficarem de olho’ e estarem em contato direto com o sindicato, caso algo saia do que acabara de ser dito em assembleia. “Direito estatutário somente poder público pode fiscalizar. Fiquem de olho e mantenham o sindicato informado, pois havendo interferência da empresa na vida funcional do servidor é pauta de greve sindical”, finalizou o presidente.
Estiveram presentes no encontro representantes do Coren – Conselho Regional de Enfermagem, Sindsaúde – Sindicato Dos Trabalhadores Em Saúde No Estado De Rondônia e CUT – Central Única dos Trabalhadores.