Após a 4ª Vara Cível de Vilhena, através de liminar, conceder ao Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul do Estado de Rondônia (Sindsul) o direito de visitas às escolas do município de Vilhena, a diretoria do Sindicato iniciou na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, o trabalho de acompanhamento das condições de trabalho dos servidores.
A primeira instituição escolar visitada foi a Escola Municipal Infantil Antônio Donadon, localizada no Bairro Cristo Rei. Acompanhados da diretora Maria José, o grupo liderado pelo presidente sindical, Wanderley Ricardo Campos, avaliou desde a sala dos professores à cozinha e refeitórios. “O servidor, assim como qualquer outro trabalhador, tem o direito de um local adequado para realizar sua função. Nosso dever quanto sindicato é o de fiscalizar e cobrar por esse direito”, declarou o presidente.
O Sindsul irá peregrinar pelas vinte e sete (27) escolas que o município possui. As averiguações irão contar com o acompanhamento do Técnico de Segurança do Trabalho (TST), Laelcio Evangelista, funcionário do Sindicato e especializado no assunto.
De acordo com Wanderley, as possíveis anormalidades encontradas, serão registradas e relatadas para as devidas correções da Secretaria de Educação.
A Celeuma
O Sindsul havia sido impedido de visitar as escolas do município, depois que a secretária de educação, Raquel Donadon, rejeitou o pedido feito pelo Sindicato, através de ofício, impossibilitando as visitações.
O direito de exercício de suas atribuições, só foi concedido, depois que o Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu liminar aos sindicalistas.
Assessoria Sindsul