Noticias GeraisNoticias SindsulVilhenaVilhena

CENTENAS VÃO ÀS RUAS EM PROTESTO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM VILHENA; SINDSUL E SINTERO LIDERARAM MANIFESTAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, servidores ligados a algumas entidades sindicais em Vilhena, entre elas, Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Rondônia (Sintero), foram às ruas da cidade se manifestarem contra a Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal.

Além desses dois grupos, fizeram parte da caminhada docentes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e também da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

“Mobilizamos todas as categorias não só educadores, porque acreditamos que essa proposta de Reforma da Previdência ataca, principalmente, os mais pobres. Então, não poderíamos ficar de braços cruzados, uma vez que os nossos direitos estão sendo ameaçados” disse o presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos.

Alunos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) também estiveram presentes protestando contra os ataques que a educação vem sofrendo, como é o caso do congelamento de 30% nas verbas das Instituições Públicas de Ensino e da aprovação da Emenda Constitucional nº95/2016, que limita por 20 anos os gastos da educação e saúde pública.

A caminhada

O encontro das forças sindicais e representantes de suas determinadas instituições aconteceu por cerca das 09h00 no centro da Praça Nossa Senhora Aparecida, onde os líderes, tanto do Sintero, Osnier Gomes Pereira Machado, Wanderley Ricardo, Sindsul, fizeram uso da palavra. “Nosso objetivo é mostrar aos governantes que o povo não está satisfeito com a proposta da reforma. Os que acompanham as notícias veem que algumas coisas já foram mudadas. Isso é reflexo da nossa luta. Ainda há muita coisa para mudar na reforma. Vamos para a rua e exigir que não mexam nas nossas aposentadorias”, disse a líder sindical, Osnier.

O grupo seguiu pela principal avenida da cidade empunhando cartazes e faixas e ao microfone, lideres explicavam o teor da manifestação; “A Reforma deforma nossa aposentadoria”.

Depois de marcharem pela Major Amarantes, os manifestantes retornaram pela avenida Liberdade e depois de um novo encontro na praça pública, o grupo dispersou.

O presidente do Sindsul agradeceu aos servidores que aderiram à greve. “Ficamos felizes pelo número de pessoas que estiveram conosco nessa manhã. Isso mostra que muitos estão atentos ao que está acontecendo em relação à nossa aposentadoria”, declarou.

Texto e fotos: assessoria Luh Coelho